Aquecedor Solar

Um aquecedor solar é composto basicamente por placas ou coletor solar que tem por função absorver a radiação solar e a transferir para água de maneira a aumentar sua temperatura podem ser construídos em alumínio e cobre ou em placas de PVC nos modelos mais populares, e um reservatório térmico denominado Boiler, que consiste em um recipiente onde a água quente é armazenada e que geralmente é produzido em alumínio, cobre ou PVC, utilizando como isolante térmico em poliuretano ou lã de vidro, um sistema auxiliar de aquecimento para dias frios tais como chuveiro elétrico, aquecimento através de resistências no próprio Boiler ou aquecedores a gás e também uma válvula anticongelamento, que para regiões muito frias é indispensável para que os coletores não sejam danificados.

Aquecedor Solar

Aquecedor Solar

Seu funcionamento é muito simples: A radiação solar é captada pelas placas que são pintadas de preto para que haja maior absorção de calor. A água quando aquecida torna-se menos densa que a água fria, sendo empurrada por esta novamente para dentro do reservatório através de um sistema chamado termossifão. Estes reservatórios de água quente encontram-se sempre cheios, pois sua alimentação de água fria é constante, porem como vimos anteriormente, a água quente e menos densa e não se mistura com a água fria.

Energia, Placas e Funcionamento

Energia, Placas e Funcionamento

A utilização de um sistema de aquecimento solar poderá resultar numa redução de aproximadamente 90% do consumo de energia elétrica com aquecimento de água, podendo variar de região para região, por isso está sendo cada vez mais utilizado em casas modernas. Tendo como base uma residência com 4 pessoas e um tempo médio de 15 minutos por banho e 2 banhos por dia totalizamos 2 horas/dia e aproximadamente 60 horas/mês, o que representaria uma economia de 264 kW, se utilizado um chuveiro com potência de 4400W o que representaria aproximadamente 50% da conta de energia elétrica no final do mês, fazendo com que o retorno do investimento torne-se bem rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>