Financiamento de Imóveis

Atualmente conseguir ter casa própria já não é mais um sonho e muito menos uma missão impossível, e sim uma realidade de inúmeras pessoas. O Financiamento de Imóveis feito pela Caixa Econômica tem ajudado muito as pessoas na compra de casa, apartamento, sítio que podem ser tanto novos como já usados. Com o financiamento ficou satisfatório para ambos os lados, pois o comprador tem a oportunidade de ter um imóvel e o vendedor desse imóvel recebe todo o dinheiro na hora que é pago pelo banco. Com isso o comprador paga ao banco as parcelas no valor combinado. Essa iniciativa do banco de fazer financiamento para casa própria merece um grande destaque, pois com isso inúmeras pessoas se livram dos aluguéis que em minha opinião é um dinheiro jogado fora.

Financiamento de Imóveis

Financiamento de Imóveis

Quando é feito esse financiamento o imóvel é da pessoa que efetuou a compra, mas somente pode ser vendido quando a divida com o banco for quitada. Esse financiamento é feito por inúmeros bancos, mas o que faz a diferença são os juros, a quantidade de parcelas, etc. Para fazer um financiamento é importante pesquisar antes para fechar negocio com o banco que tiver as melhores propostas. Depois de escolhida a melhor agencia é preciso ter em mãos todos os documentos em mãos e se for o caso do comprador ser casado é importante levar os documentos de sua esposa ou esposo. É importante lembrar que será feita uma consulta ao SPC Serasa para que o financiamento possa ser liberado. No caso de autônomos a renda pode ser comprovada através de contratos de serviço, Decore, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria tudo feito por um contador. Para as pessoas que não possuem conta em banco é necessário comunicar ao gerente do banco para que ele possa lhe passar um questionário e somente então ver quais serão os documentos necessários. O valor das prestações não podem ser maiores que trinta por cento da renda e por esse motivo é muito importante o comprovante de renda.

Caixa

Caixa

Depois de feita toda essa parte burocrática o banco entra em contato com o engenheiro ou arquiteto por meio de uma empresa para que possa ser feita a avaliação do imóvel e então combinar o valor e fechar o negocio. Depois disso tanto o vendedor como o comprador precisam assinar um contrato que precisa ter registro em cartório. Depois disso o vendedor recebe o dinheiro e o comprador começa apagar as parcelas ao banco.

 Tipos de Financiamentos

Os financiamentos podem ser feitos através do fundo de garantia, FGTS – que é o tempo de serviço ou também pelo SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Muitos fazem também o financiamento direto com a construtora.

Financiamento FGTS

Financiamento FGTS

Financiamento através do FGTS – Esse tipo de financiamento faz parte do SFH – Sistema Financeiro de Habitação. Há um limite tanto para o financiamento quanto para o valor do imóvel escolhido e para conseguir esse financiamento só podem ser pessoas com uma determinada renda familiar. Esse valor muda de acordo com o País. Quanto as taxas de juros elas são baixas com relação ao SBPE.

Casas

Casas

Financiamento através do SBPE – Para esse financiamento não há um limite de renda e as taxas de juros não podem ser maiores que doze por cento se o imóvel estiver sendo financiado através do SFH.
Financiamento através das Construtoras – É um financiamento que oferece ao comprador muito mais flexibilidade na hora de fazer uma negociação. Os valores a serem financiados não possuem limites. Apesar de ser um financiamento mais fácil é um risco bem grande para o comprador, pois se a construtora falir o comprador pode perder a casa. Esse imóvel pode ser financiado pela empresa com algum banco e por isso o imóvel acaba ficando hipotecado. Mas o comprador pode perder a casa somente em caso de falência da empresa. Mesmo o comprador quitando com a construtora a divida pode acontecer do imóvel ainda estar hipotecado e por isso é importante que o comprador peça para que a construtora tire o imóvel da hipoteca e lhe passe um comprovante que isso foi feito para que assim não perca o imóvel e se ver em uma situação sem saída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>